Equipe

O projeto é desenvolvido no âmbito do Edital ANA CAPES “Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos” n. 19/2015, em rede, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade de São Paulo USP). A coordenação geral do projeto é exercida pelo Professor Nilo de Oliveira Nascimento, da UFMG, tendo como coordenadores associados os Professores Sérgio Koide, da UnB, e José Rodolfo Scarati Martins, da USP.

Na UFMG, integram a equipe do projeto a Professora Talita Silva, com atuação preponderante sobre os temas modelagem hidrológica de bacias hidrográficas e modelagem física e ecológica de lagos e reservatórios, e o Professor Julian Eleutério, com atuação preponderante sobre os temas de modelagem hidrológica e hidrogeológica de bacias hidrográficas.

Na UnB, integram a equipe do projeto a Professora Lenora Nunes Ludolf Gomes, com atuação preponderante sobre os temas liminologia e qualidade de água, o Professor Oscar de Morais Cordeiro Netto, com atuação preponderante sobre os temas gestão de recursos hídricos, arranjos institucionais e financiamento de ações de proteção de mananciais, ..... (a completar)

Na USP, integram a equipe do projeto os Professores... (a completar)

A Dra. Brigitte Vinçon Leite é pesquisadora do LEESU (Laboratoire Eau Environnement et Systèmes Urbains), um laboratório em comum entre a Université Paris-Est e a École des Ponts ParisTech, parceiro de pesquisa do projeto MoMa-SE. A Dra. Brigitte Vinçon Leite atua sobretudo em modelagem física e ecológica de lagos e reservatórios e monitoramento contínuo desses meios.

Vanessa Cançado, economista, e Nívia Rodrigues, engenheira agrícola, desenvolvem projetos de pós-doutoramento no âmbito do projeto. Vanessa desenvolve pesquisa sobre serviços ecossistêmicos e modelos de pagamento e compensação. Nívia desenvolve pesquisa sobre o diagnóstico ambiental de bacias e sobre técnicas de conservação de água e solo.

No projeto, há ainda um grupo de jovens pesquisadores em formação, nos níveis de doutorado, mestrado e iniciação científica, como segue:

  • Denis Plec, matemático e engenheiro ambiental, desenvolve doutoramento em cotutela entre a Université de Paris Est e a UFMG sobre modelagem 3-D física e ecológica de lagos e reservatórios.
  • Outros doutorandos (a completar)
  • Felipe Laender, engenheiro civil, é mestrando na UFMG e desenvolve pesquisa sobre modelagem hidrológica com o emprego dos modelos SWAT e SWMM;
  • Laura Soares, engenheira ?, é mestranda na UFMG e desenvolve pesquisa sobre modelagem física e ecológica de lagos e reservatórios com o emprego do modelo GLM;
  • Edilaine Gomes, engenheira ?, é mestranda na UFMG e desenvolve pesquisa sobre modelagem hidrogeológica com emprego do modelo FEFLOW;
  • Outros mestrandos (a completar)
  • Ana Clara Matos, estudante de engenharia civil, faz iniciação científica na UFMG sobre sistemas de informação geográfica (SIG) e classificação de usos do solo;
  • A completar....